PARTO & PÓS-PARTO HUMANIZADOS RETIRO MATERNATA

Maternata ♥

É um projeto bonito e muito inspirador que nasce no Salema Eco Camp já a partir do dia 8 de Outubro de 2020 e deverá prolongar-se até Dezembro de 2021, uma vez por mês.

Dele fazem parte pessoas inspiradoras que vão partilhar conhecimento e ferramentas importantes para o futuro de todos os casais que queiram “embarcar nesta viagem”. 

Gravidez, parto, pós-parto e parentalidade conscientes, através de uma visão integrada e humanizada, são os principais temas a serem desenvolvidos por um grupo de profissionais que vão partilhar consigo momentos que vai guardar para sempre na sua memória. 

 

O que pode esperar ♥

Através de workshops, práticas, atividades e apresentações dinamizadas queremos que esta experiência enriquecedora o prepare para um dos momentos mais mágicos da sua vida.
 
Tudo faremos para proporcionar ao casal uma estadia relaxada, confortável e bem nutrida, para que regresse a casa com toda informação útil e necessária para que possa planear o seu parto e pós-parto em plena confiança, respeitando sempre o lugar onde o queiram realizar, quer seja em casa ou no hospital.
 
Este retiro partirá de conteúdos teóricos baseados em evidências científicas e será complementado com conhecimentos ancestrais milenares, dando espaço a práticas e técnicas alternativas de apoio.
 

“Quero proporcionar um espaço para o casal relaxar, ser mimado e desfrutar deste momento especial e sagrado nas suas vidas. O parto pode ser uma experiência espiritual poderosa e o relaxamento é um elemento essencial para uma gravidez e um parto positivos. E, claro, educação. Os casais têm a oportunidade de vivenciar o nascimento como uma bela iniciação, um rito de passagem – mas a preparação para isso é importante, assim como a escolha de cada detalhe, as informações que chegam ao casal, o lugar e a equipe que vai. com isso”. 

Patrícia Lesage, mentora do projeto “Maternata” ♥

 

 

Programa

O 1º RETIRO MATERNATA ACONTECE JÁ NOS PRÓXIMOS DIAS: 8,9,10 e 11 DE OUTUBRO DE 2020 (12 e 13 OPCIONAIS).
 
O PACOTE BASE INCLUI:
 
08-11 de Outubro (5ª feira a Domingo)
 
  • Alojamento – 3 noites em estúdio no Salema Eco Camp. Conheça os nosso estúdios aqui
  • Alimentação Eco Vegetariana
  • Workshops e Práticas 
WORKSHOPS & ACTIVIDADES 
 
Pacote base (5a-feira – Domingo) :
~ Educação Alimentar na gravidez, parto e pós-parto
~ Movimento Autêntico 
~ Trabalho Corporal Aquático (sujeito à regulamentação da DGS)
~ Preparação Holística para o Parto e Pós-parto 
~ Comunicação e Intimidade no Parto e Pós-parto
~ Permacultura na parentalidade
~ Expressão Vocal
~ Massagem para a gravidez, parto, pós-parto e parentalidade
 
Extra (2a-feira + 3a-feira):
~ Herbalismo para a gravidez, parto e pós – parto
~ Convidado surpresa 

 

 

Valores e Inscrição

PREÇO TOTAL/CASAL: 936€ (tudo incluído)

VALOR PROMOCIONAL DE LANÇAMENTO/CASAL: 828€ (tudo incluído)

NOTA: O casal pode estender o programa por mais 1 ou 2 dias (12 e 13 de Outubro) com estadia e workshops extras por um valor adicional. As práticas estão sujeitas a adaptações de última hora, sempre com alternativas garantidas.
 
PRÓXIMOS RETIROS:
 
  • Novembro: 12, 13, 14, 15 (+ 16 e 17, opcional)
  • Dezembro: 10, 11, 12, 13 (+ 14 e 15, opcional)
  • Janeiro: 14, 15, 16, 17 (+ 18 e 19, opcional)

Os retiros cumprem com um plano de contingência e o grupo tem uma lotação limitada a 5 casais, cumprindo assim com o regulamento da Direção-Geral  da Saúde, face à atual situação atual do COVID-19.

Inscrições e mais informação:

bookings.maternata@gmail.com

 

 

 

Oradores/Facilitadores/Dinamizadores

PATRÍCIA LESAGE
A mentora do projeto MATERNATA. Após ter estudado História na Academia Educativa de Amsterdão e ter dado aulas no 2o ciclo em várias escolas na Holanda, Patrícia decidiu mudar de rumo e viajar.  Com várias vivências e aprendizagens recolhidas pela América do Sul e depois de ter tido os seus filhos em 2 continentes diferentes, de acordo com o seu desejo mais profundo e visceral, decidiu finalmente juntar-se ao movimento de Humanização do Parto em Portugal . Em 2010 com a formação de Doulas recentemente feita, através da Associação de Doulas de Portugal, começou a acompanhar casais durante o período Perinatal. Rapidamente se apercebeu que tinha de dar continuação às formações e assim seguiu as aprendizagens, em 2011 a formação de Educadora Perinatal com o dr. Ricardo Herbert Jones e a Enfermeira Zeza Jones.  Em 2012 foi ao Peru ter com a Mestra Parteira Herbalista Leonie Lange, que a acompanhou no 1ro e 3o parto, para aprender mais com ela no seu curso de Ginecologia Natural e Parteria tradicional. Em 2015 fez o curso Advanced Doula Training in Fear, Shock & Trauma and introduction to Hipnobirthing, com a Olivia Seck do Birthing Wisdom e em 2019 participou no curso de Helping Babies Breathe and Helping Mothers Survive da WHO facilitado pela Parteira Ruth Ehrhardt do True Midwifery.  Em paralelo, deu início ao traJeto de aprendizagem contínuo em Terapias Corporais, para assim ter ferramentas complementares tanto em casa, no cuidado de saúde da sua própria família, como nos seus serviços de Acompanhamento Perinatal.  Os retiros Maternata são o culminar deste percurso e foram especialmente desenhados para transmitir ao casal a informação, confiança e ferramentas de apoio necessários dentro da preparação Perinatal Humanizada.
MARIA QUINTINO
Arquitecta Paisagista desde 2008, procura um estilo de vida holístico e integrado, cuja base assenta na alimentação e estilo de vida natural.  Inspirada fortemente pela filosofia e prática Macrobiótica, enquadra o seu trabalho no contexto Mediterrânico, fundindo sabedoria ancestral e tradicional com nutrição moderna.  Depois de um estágio na Escola Musso, passou pelo IMP e vários workshops e colaborações no contexto da alimentação natural e terapêutica. É através do projecto ‘The Rice Experience’ que partilha a sua experiência através de consultas de Orientação Alimentar, refeições para retiros e grupos, e workshops de cozinha natural.  Nos últimos anos, a fermentação natural ganha um papel central na sua pesquisa e prática, que cresce na colaboração que hoje mantém com a Quinta do Vale da Lama.  É através destes projetos chega a todos aqueles que desejam seguir um estilo de vida natural e assim melhorar a sua condição pessoal, de saúde e de relacionamento consigo mesmo, os outros e a natureza.
HUGO OLIVEIRA
Com sua formação académica em Biologia e Ecologia da Paisagem, Hugo agora está atualmente a focar o seu trabalho e pesquisa em Design Participativo de Sistemas Ecológicos Regenerativos.  Trabalhou em Agroecologia e Permacultura para a ONG Naterra – Associação de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com sede em Macau-China, sendo um dos co-fundadores, o que o levou a trabalhar em Timor-leste com as comunidades locais em meios de subsistência sustentáveis.  É investigador do Centro de Ecologia e Mudança Ambiental da Universidade de Lisboa. Com um MA em Ecological Design Thinking pelo Schumacher College / Plymouth University, está agora a trabalhar na sua tese de doutoramento sobre “Transições de sustentabilidade através da gestão de base de sistemas agroambientais resilientes: O estudo de caso do movimento de design paisagístico da permacultura em Portugal” para a Universidade de Évora, orientada por Max Lindegger (em Portugal, Austrália e Tailândia) Rosemary Morrow (com quem co-leccionou um Certificado de Design em Permacultura), Seaton Baxter (Schumacher College) e Teresa Pinto-Correia (U. Évora).  Estudou Ecovillage Design Education (EDE) em várias ecovilas vivas, como Tamera Healing Biotope I, Auroville, Crystal Waters e Wongsanit Ashram; Permacultura e Agricultura Biodinâmica em diversas zonas bioclimáticas (trópicos, árido, altitude e semi-árido mediterrâneo).  Co-criou sistemas regenerativos em Macau, Timor Leste, Tailândia, centro e sul de Portugal, variando de hortas familiares e centros de demonstração de permacultura, florestas alimentares, centros educacionais e de conexão com a natureza, jardins escolares, jardins de telhados, biogás, sistemas agroflorestais e outros. ..  Ultimamente tem dedicado o seu trabalho à criação de estratégias regenerativas da paisagem para sistemas agro-silvo-pastoris alimentados pela chuva no semi-árido mediterrânico.
SMADAR WAISMAN
Smadar estudou sua expressão em e por meio de formações organizadas, por meio da física, da geometria, da música e do despertar da consciência humana. Por mais de 15 anos, conheceu e acompanhou pessoas em diferentes estágios ao longo de seu caminho evolutivo consciente, por meio de cura e trabalho xamânico, e recentemente em coaching. É uma curandeira vocal e artista, e ensina a antiga sabedoria xamânica da Linguagem da Luz. Treina e ensina online. Mantras da Terra – uma jornada musical meditativa para liberar sua expressão pessoal. A música está carregada de códigos energéticos de cura e convida você a cantar junto e a unir-se à sua voz por dentro. É um espaço de oração, de conexão e presença de coração.
KATJA LISA REITER
É o gerador de boas vibrações por trás do Tours That Matter. Com seu brilhante entusiasmo e gosto pela verdade, convida as pessoas a pensar fora da caixa. É uma contadora de histórias nata e estudou Artes e Cultura em Maastricht e Antropologia na UvA em Amsterdão. Tem trabalhado com mulheres e casais ao longo de vários anos, ajudando-os a romper condicionamentos e padrões e a aproximarem-se da sua verdade. Trabalha com uma abordagem tântrica. A sua formação em antropologia proporciona-lhe grandes habilidades de observação que lhe permitem atender às necessidades de todos com muito respeito e cuidado. Katjalisa também é uma apaixonada professora de Acro Yoga.
POPPY BURR
Poppy Burr é bacharel em ciências (BSc) em fitoterapia pela Middlesex University em Londres e é membro do College of Practitioners of Phytotherapy (MCPP). Tem seis anos de experiência clínica como fitoterapeuta médica e possui um certificado em Applying Functional Medicine in Clinical Practice (AFMCP) do Institute of Functional Medicine. O interesse de Poppy pela medicina natural começou na Índia, onde começou a estudar medicina ayurvédica. Ultimamente, os seus interesses e pesquisas expandiram-se, para incluir os conceitos e teorias por trás da Medicina Tradicional Chinesa, embora a sua prática continue em grande parte ocidental. É especialista no tratamento de doenças crônicas do sistema endócrino, especialmente problemas ginecológicos e da tiroide, mas atende pacientes com doenças crônicas em quase todos os sistemas do corpo. Por meio de sua educação universitária, Poppy aprendeu como integrar o conhecimento convencional de anatomia, fisiologia, farmacologia e patologia com a teoria e prática da medicina holística. Após a formatura, praticou em Sheffield antes de regressar ao Algarve, onde agora oferece consultas e tratamento à base de plantas na sua clínica na Praia da Luz. Poppy tem formação anterior como professora e dá regularmente workshops sobre o tema da fitoterapia e autocuidado com autonomia e informação. Desde que nasceu, começou a dar aulas sobre temas que lhe interessam – gravidez, parto e pós-parto – e também a fazer caminhadas regulares com ervas no interior do Algarve.
 
 

Agradecimentos

KOZII SHOP, responsável pela roupa utilizada na maravilhosa sessão fotográfica desenvolvida para este projeto. A Kozii é uma marca muito especial.

“Criada em 2015 e sediada em Tavira, a Sul de Portugal, a origem da Kozii é uma viagem.

Não apenas no sentido meramente geográfico mas no mais importante e nobre: o da experiência do ser humano.

Uma viagem é sempre uma partida e um regresso ao que somos, acrescentados pelo conhecimento da diferença. E é daqui que nasce a Kozii, deste território delicado que é o outro e do respeito pelo que é o ser humano. É isto que inspira Cecília e Nuno a criar”.

Vale a pena conhecer a bonita e inspiradora história da Kozii

Outra pessoa especial a quem temos de agradecer é à querida MARIANA SABIDO, responsável por esta fantástica produção fotográfica.

“A vida é muito corrida, mas a fotografia corre-me nas veias e felizmente vivo rodeada de crianças e pessoas que me inspiram todos os dias. A fotografia deverá ser vista e sentida como parte integrante das nossas vidas e sinto que deve fazer parte do nosso dia a dia: hoje, ontem e amanhã.”, Mariana.

Conheçam a história e o trabalho inspirador da Mariana